Pirâmide Alimentar : Um guia para fazer melhores escolhas alimentares

Os guias alimentares são instrumentos de orientação e informação que visam promover a saúde e hábitos alimentares saudáveis. Eles representam os alimentos organizados pelo valor nutritivo e com visualização gráfica facilitando a escolha das refeições do dia.

A Pirâmide Alimentar representa um guia para uma alimentação saudável, onde você pode escolher os alimentos a consumir, de preferência dos hábitos alimentares da região onde você mora,dos quais pode obter todos os nutrientes necessários, e ao mesmo tempo, a quantidade certa de calorias para manter boa saúde e um peso adequado.

1. Quais características um bom guia alimentar deve apresentar?

Um guia alimentar deve ser condizente com a realidade da população a que ele se aplica,  promovendo e  mantendo a saúde.Deve estar atualizado e de acordo com pesquisas recentes, além de ter uma apresentação clara e simples para a população compreendê-lo. O desenvolvimento da pirâmide alimentar adaptada a população brasileira levou em conta todos estes fatores indispensáveis a um bom guia alimentar.

2. Como os grupos da pirâmide são divididos?

Cada grupo agrega alimentos semelhantes e do hábito alimentar da nossa população. Foram definidos 8 grupos mantendo uma proximidade com a estrutura idealizada nos estados Unidos. Todos os grupos tem a sua importância no organismo, porém com funções diferentes umas das outras e por isso os grupos encontram-se em níveis separados. Todos os grupos são importantes,mas os alimentos da base fornecem mais energia, o segundo nível vitaminas, minerais e fibras, o terceiro proteínas, ferro, cálcio, e o topo, gorduras e açúcares.

3. Como deve ser feita a escolha dos alimentos da pirâmide?

Os alimentos da base da pirâmide devem ser consumidos em quantidade maior e a cada nível superior esta quantidade deve diminuir um pouco, até chegar ao topo onde os alimentos  devem ser consumidos com moderação. 

4. Como foi determinado o número de porções de cada grupo da pirâmide?

O valor calórico das porções da pirâmide foi estabelecido levando-se em conta uma dieta padrão feita para cada valor calórico (1600 kcal, 2200 kcal e 2800 kcal) que distribuía as refeições em café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite.

Em 2005, o tamanho das porções da pirâmide alimentar brasileira sofreu uma adaptação devido a apresentação da nova pirâmide alimentar americana (Dietary guidelines for americans, 2005), a publicação do Guia Alimentar para a população brasileira do Ministério da Saúde e a mudança da legislação, que obrigou os rótulos de alimentos industrializados a fazer seus valores nutricionais com base em uma dieta de 2000 kcal; percebeu-se então, a necessidade de adaptar a pirâmide para uma dieta de 2000 kcal. Considerando-se, que este valor calórico atende as necessidades da maioria da população.

Extranet   |   Mapa do Site   |   Política de Privacidade   |   Relacionamento com o consumidor: 0800-116933

(C) 2009 – Marilan Alimentos. Todos os direitos reservados.